Ontem, 26/08/25, na Escola Frei Concórdio, tive o prazer de apresentar às professoras o projeto “Semear Leituras, Colher Memórias”.
Partindo da apresentação do meu último livro publicado, “Quando quem somos se vai – Dona Lucinha e o fio da memória”, misturando contação de histórias e leitura de trechos do livro, falei para as professoras sobre a formação do leitor, leitura e literatura na escola e sobre o papel da contação de histórias na formação de leitores. Professoras, também, compartilharam suas experiências, em um momento muito rico.
Esse trabalho – pensando especialmente para educadores – é fruto da minha experiência de 10 anos em sala de aula, do meu trabalho como contadora de histórias, dos meus estudos sobre literatura infantil ao longo de anos e da minha atuação como escritora.
A atividade integrou o Módulo II e entrelaçou contação de histórias, literatura e memória afetiva. O projeto tem como objetivo alcançar outras escolas, inspirando professores a utilizarem a literatura e contação de histórias como instrumentos de aproximação com os alunos e de incentivo à leitura. Portanto, o projeto está aberto a convites de outras instituições que desejem receber a iniciativa.
E que a poesia de encontros como esse nunca nos falte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário