Apresentações




Carmélia Cândida tem diversas propostas de contação de histórias, dentre elas:

Era uma vez! - Histórias com Carmélia Cândida -  Sessão de histórias para o público infantil, juvenil ou adulto. As histórias variam conforme o público (faixa etária), evento e ambiente. Várias histórias fazem parte desse repertório, como:

- O cravo e a rosa;
- A rainha do rabo de macaco;
- A história da Nieta (versão de A moura torta);
- O coqueiro encantado;
- Rumpelstiltskin;
- A história da Isabel;
- Gaspar, eu caio!;
- A festa no céu;
- João bobo;
- O que mais desejam as mulheres;
- A língua;
- O príncipe silencioso;
- A lenda dos sapatos vermelhos


Histórias de amor e de medo  -  Uma história de amor envolvendo um sapo que achava que era um príncipe a ser desencantado por uma princesa (do livro "Príncipes e princesas, sapos e lagartos", de Flávio de Souza), e uma história de medo sobre o pior monstro que já existiu em todos os tempos: o terrível, o tenebroso, o temido... "Marambaia" (do livro de Roberto Carlos Ramos). Narradas de forma divertida e envolvente, com a utilização de músicas, fundos musicais e  de sonoplastia.

Público: infantil     Duração: 45 min



Histórias de espantar medoSessão interativa de contação de histórias, iniciando com uma cantiga com a qual as crianças serão levadas a interagir, e de simples narrativa, sempre com a participação das crianças. Utilizando-se de elementos lúdicos, pretende-se estimular o gosto pela literatura e levar os ouvintes a experimentar o prazer de ouvir, de se envolver e se divertir com boas histórias

Público: crianças até 10 anos        Duração: cerca de 20 min

Histórias utilizadas: - A lenda dos gigantes (tradição oral)
- Fantasmínimo, o pequeníssimo fantasma (Brigitte Weninger – Tradução: Maria Aparecida Batista – Editora Manole Ltda. 1996)

Sobre as histórias: A lenda dos gigantes é uma história que conta do tempo em que os gigantes viviam neste mundo e explica por que eles desapareceram pra sempre da face da terra. É uma história que, de forma agradável, aguça o imaginário das crianças e deixa-as com a segurança de que hoje não existem mais gigantes no mundo.
Em Fantasmínimo, o pequeníssimo fantasma, as crianças irão conhecer Lena, uma menina que vê fantasmas e não consegue dormir à noite. Até que um dia aparece em seu travesseiro um fantasma pequeníssimo e fofinho (o Fantasmínimo), que vai ensiná-la como se livrar dos fantasmas usando uma fórmula mágica. As crianças certamente terão o maior prazer em ajudar Lena a usar a fórmula dela. É uma história que aborda o tema de forma delicada e que, por meio do humor, ajuda a criança se libertar do medo.




Varal de Histórias Interessantes e Mirabolantes -  Espetáculo infantil de contação de histórias, em parceria com  Marcilene Tavares e participação especial do ator Guilherme Diniz. De um varal mágico, surgem as histórias... Bastante interativo, o espetáculo leva a meninada para dentro dele. Cheio de cores, traz músicas, desafios, diversão, muita animação e, claro, belas histórias. Interessantes e mirabolantes! 

Duração: 60 min




Contos e canções com primor -  Com o grupo EN CANTARTE DAS GERAIS, formado por Carmélia Cândida, Marta Morais, Maria Stela Lino e Luciane Antunes - (adulto)


Belas histórias entremeadas com canções da nossa MPB, oferecendo aos ouvintes momentos de sensibilidade, poesia e encantamento. Os contos escolhidos têm em comum a presença de reis de reinos distantes, mas o enfoque, diferente em cada um deles, é em relações, sentimentos e valores humanos. As canções, na voz doce e suave de Luciane Antunes, complementam as narrações, numa sintonia perfeita com os contos, ampliando e enriquecendo as sensações despertadas pelo momento.

Público: adulto                           Duração: 60 minutos

Histórias: Carne de língua (conto africano) – O decreto da alegria (Rubem Alves) – A mentira e a verdade (conto da tradição oral)

Músicas: Palavras (Titãs) – Samba da bênção (Vinícius de Morais e Baden Powell) – Wave (Tom Jobim) – Maria, Maria (Milton Nascimento)

 

Os contos: Em “Carne de Língua”, um rei cuja esposa está sempre triste nota que a mulher de um camponês era o próprio retrato da saúde e da felicidade e resolve descobrir o que a faz tão feliz. Ele procura o camponês, segue seu conselho de dar carne de língua para a rainha todos os dias, mas ela não melhora. Até que ele descobre o poder que as palavras, acompanhadas de atitudes, podem ter. Uma fala sobre a da importância do carinho, da atenção e do diálogo na relação entre duas pessoas.
“O Decreto da Alegria” é sobre um rei de coração bom, porque desejava que todas as pessoas de seu reino fossem alegres, mas de coração tolo, porque acreditava que os desejos do coração poderiam ser satisfeitos por meio de decretos. Assim, ele baixa um decreto determinando que as pessoas do reino sejam alegres e proibindo todas as tristezas. Mas nem todos do reino querem abrir mão de suas tristezas, e as coisas não saem como o rei espera. No trabalho de preparação do conto, foram incorporados poemas de Adélia Prado, Drummond, reforçando ainda mais a poeticidade do texto.
“A mentira e a verdade” conta dessas duas comadres que, muitos anos atrás, resolveram viajar juntas pelo mundo. A mentira – diferente dos tempos de hoje, pois naquela época era tímida – deixa todo o trabalho de falar e resolver o que fosse preciso por conta da verdade. Porém, a ideia não dá muito certo, e a mentira tem que assumir a palavra. Um conto interessante e divertido que explica porque até hoje a mentira fala muito mais que a verdade.









Nenhum comentário: