segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Contando Histórias, Contando Caminhos

Registros...

No dia 13 de novembro de 2025, no 
 Centro Municipal de Educação Infantil Maria Tereza Diniz Brochado (Pará de Minas/MG), falando para as turmas do segundo período sobre meu trabalho com a escrita, tanto como redatora como escritora, e com a arte em geral. 


Falar sobre minha relação com as letras e com a arte é sempre um prazer!







quinta-feira, 13 de novembro de 2025

m pouquinho da minha passagem pela Escola Estadual Frei Concórdio*, no dia 3 de novembro de 2025.

Foram duas sessões de contação — uma para as turmas da manhã e outra para as da tarde — abrindo a programação da Semana das Crianças na escola.

Em outro momento, também nos dois turnos, conversei com as turmas do 3º ano, que leram meu livro “A fuga da sereia” e vão apresentá-lo na festa de encerramento do ano letivo. 

Como sempre, foi um deleite!

Agradeço à direção e a toda a equipe da escola pelo convite e acolhimento, e a todos e todas por viajarem comigo para o mundo mágico do “Era uma vez!”.


Que possamos estar juntos muitas outras vezes! 



 




*Em Pará de Minas/MG


sexta-feira, 31 de outubro de 2025

1,2,3... Era uma vez!


Por aqui, já estamos nos preparativos. E vai ser muito legal!!!

Apresentação exclusiva para alunos da escola. 

 

terça-feira, 2 de setembro de 2025

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Semear Leituras, Colher Memórias

 


𝔏𝔢𝔦𝔱𝔲𝔯𝔞 é 𝔰𝔢𝔪𝔢𝔫𝔱𝔢 𝔮𝔲𝔢 𝔬 𝔭𝔯𝔬𝔣𝔢𝔰𝔰𝔬𝔯 𝔞𝔧𝔲𝔡𝔞 𝔞 𝔣𝔩𝔬𝔯𝔢𝔰𝔠𝔢𝔯.

 


Ontem, 26/08/25, na Escola Frei Concórdio, tive o prazer de apresentar às professoras o projeto “Semear Leituras, Colher Memórias”.

Partindo da apresentação do meu último livro publicado, “Quando quem somos se vai – Dona Lucinha e o fio da memória”, misturando contação de histórias e leitura de trechos do livro, falei para as professoras sobre a formação do leitor, leitura e literatura na escola e sobre o papel da contação de histórias na formação de leitores. Professoras, também, compartilharam suas experiências, em um momento muito rico.

Esse trabalho – pensando especialmente para educadores – é fruto da minha experiência de 10 anos em sala de aula, do meu trabalho como contadora de histórias, dos meus estudos sobre literatura infantil ao longo de anos e da minha atuação como escritora.

A atividade integrou o Módulo II e entrelaçou contação de histórias, literatura e memória afetiva. O projeto tem como objetivo alcançar outras escolas, inspirando professores a utilizarem a literatura e contação de histórias como instrumentos de aproximação com os alunos e de incentivo à leitura. Portanto, o projeto está aberto a convites de outras instituições que desejem receber a iniciativa.

E que a poesia de encontros como esse nunca nos falte!




Retornando ao blog

 Fiquei quase 10 anos sem postar neste blog! Como pode? De lá pra cá, aconteceu tanta coisa! Só livros infanto-juvenis, lancei 4...

Achava que nem conseguiria mais acessar, mas consegui, e nem foi difícil. 

Quantas lembranças boas de tudo o que ficou registrado aqui, das partilhas com visitantes e até de contatos que fiz por meio do blog.

Enfim, hoje, resolvi retornar, recomeçar. Afinal, aqui está um depositário sagrado para mim, já que a contação de histórias, minha porta de entrada como artista no mundo da arte, da qual nunca afastei, me é querida por demais. 

Tentarei voltar a postar, sempre que possível. 

Participação no projeto Cultivando Ideias e Histórias, no Colégio Apogeu, de Pará de Minas - Maio/2025