terça-feira, 20 de julho de 2010

Oficinas no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias em Ouro Preto

Data: dias 5 e 6 de agosto, das 9 às 12h

Carga horária: 6 horas

Número de vagas: 25 (vinte e cinco)

Local: Escola Estadual Dom Pedro II – Rua Senador Rocha Lagoa (popular “Rua das Flores”), s/nº – Centro – Ouro Preto (MG)


1-OFICINA: “O processo criativo na arte de contar histórias”
Ementa: É uma oficina criada especialmente para desenvolver o potencial criativo, aprimorando a capacidade de leitura, raciocínio, pesquisa e comunicação, tendo como material básico os contos tradicionais coletados de fontes originais. A metodologia surgiu em 1980, através da experiência com grupos de contadores de histórias.

Instrutora: Nícia Grillo (Brasil)
Arte-Educadora com formação e experiência educacional multidisciplinar no Brasil e exterior. Foi precursora do Movimento de Educação através da Arte e, desde 1980, vem desenvolvendo o projeto “Aprendendo com Histórias: o processo criativo na arte de contar histórias”. É autora e organizadora de diversos livros, entre os quais se destaca “Histórias da tradição sufi” (Edições Dervish). É co-fundadora da Escola de Arte Granada em São Pedro da Serra (RJ).


2- OFICINA: “Escrever: Manual de Técnicas Narrativas”
Ementa: Um encontro com leitores e leitoras interessados na criação literária e na literatura infantil e juvenil. A oficina vai abordar o ofício do escritor, a gestação e criação do livro, os recursos da criatividade e o trânsito da oralidade à escrita.

Instrutor: Enrique Páez (Espanha)
Nascido em Madri, atualmente vive em Tenerife. Possui Licenciatura em Literatura Hispânica pela Universidade Complutense de Madri e Doutorado em Teoria da Literatura. Trabalha como editor e professor de Língua e Literatura espanhola em vários níveis educacionais em Madri e Nova York. Entre 1993 e 2008 dirigiu o Atelier de Escrita em Madri com sete especialidades: relato breve, personagem, técnicas narrativas, romance, roteiro de cinema, poesia e narração de histórias. É coordenador e fundador da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos.

3- OFICINA: “Palavras e ritmos: dos saltimbancos medievais aos narradores do século XXI”
Ementa: É um experimento para mostrar como as histórias podem interagir com outras artes, como fizeram os saltimbancos medievais e como ainda fazem alguns narradores populares na África, Europa e América do Sul.
Observação: o aluno deverá levar, para a oficina, instrumentos musicais e de percussão.

Instrutor: Alekos (Colômbia)
É colombiano, mas vive em Barcelona, Espanha. Contador de Histórias para crianças e adultos; seus espetáculos integram palavra, música e imagem. É também ilustrador de projeção internacional e autor de vários livros, alguns premiados. Coordenador da RIC – Red Internacional de Cuentacuentos.

4- OFICINA: “Como se forma um narrador oral na África”
Ementa: A oficina irá abordar o valor da palavra e a transmissão oral, as manifestações cotidianas da oralidade na África e as instituições que mantêm viva a palavra, além de técnicas da narração oral tradicional.

Instrutor: Boniface Ofogo (Camarões)
Nasceu em Bogondo, uma aldeia do interior da República dos Camarões, lugar onde a tradição oral era a única forma de transmissão de conhecimentos. Chegou à Espanha em 1988 e, desde 1992, trabalha como Contador de Histórias, atividade que tem desenvolvido por todo o mundo em escolas, bibliotecas, teatros e festivais.

5- OFICINA: “Contar histórias: tecnologia educacional integrada ao ensino”
Ementa: Com uma experiência de mais de 49.000 educadores formados na arte de contar histórias, a indiana Geeta Ramanujam vai mostrar, nessa oficina, a importância da utilização das histórias como uma tecnologia educacional integrada ao ensino.

Instrutora: Geeta Ramanujam (Índia)
Coordenadora da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos, é narradora de contos, professora e em 1998 fundou a Escuela Kathalaya, na Índia, onde formou mais de 49 mil contadores de histórias. Foi professora e bibliotecária durante 28 anos em Bangalore.


DATA: dias 5 e 6 de agosto, das 14 às 17h

Carga horária: 6 horas

Número de vagas: 25 (vinte e cinco)

Local: Escola Estadual Dom Pedro II – Rua Senador Rocha Lagoa (popular “Rua das Flores”), s/nº – Centro – Ouro Preto (MG)



1-OFICINA: “Contar Histórias na sala de aula”
Ementa: um olhar sobre as múltiplas linguagens da arte até a narração oral. Como se trata de uma oficina essencialmente voltada a educadores, alguns pontos serão ressaltados: a leitura como um elemento que influencia e promove o desenvolvimento humano; vivências lúdicas e práticas pedagógicas como auxiliares da imaginação, do raciocínio, da convivência, do poder da palavra e da inclusão social.


Instrutora: Sandra Bittencourt (Brasil)
É contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em Ensino Especial, Arte-educação e Literatura Infantil e Juvenil. Participou da seleção de livros para o “Cantinho de Leitura” e da Organização de Bibliotecas pelo Estado de Minas Gerais, em parceria com o Banco Mundial. Desenvolve trabalhos de consultoria e assessoria para editoras. Foi curadora do 9º Encontro das Literaturas de Belo Horizonte, em 2008.


2- OFICINA: “Os segredos dos Contadores de Histórias”
Ementa: Oficina teórica e prática para aperfeiçoar-se na arte de contar histórias e descobrir seus segredos.


Instrutora: Beatriz Montero (Espanha)
Autora do Livro “Los secretos del cuentacuentos” e coordenadora e fundadora da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos. Filóloga, teórica da narração oral, contadora de histórias e escritora. Professora de narração oral no Atelier de Escrita em Madri, na Universidade Popular Rivas-Vaciamadrid e em Centros de Professores na Espanha.

3- OFICINA: “Ler e Contar histórias para crianças e jovens”
Ementa: A importância de contar histórias para as crianças e jovems. Aspectos a considerar quando selecionamos contos para o público infantil e juvenil. Seleção do repertório, preparação da história e busca do narrador interior, descobrindo recursos próprios para emocionar, provocar e deleitar.

Instrutora: Alicia Barberis (Argentina)
Contadora de Histórias e Coordenadora da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos. É escritora e professora especializada em Educação pela Arte. Coordena oficinas literárias para crianças e jovens desde 1993 e ministra cursos de mediação de leitura. Participou, como dramaturga, em projetos da Dirección Nacional de Teatro y Secretaría de Cultura da Argentina.


4- OFICINA: “Sua criatividade: acordada ou adormecida?”
Ementa: Uma oficina bastante prática e experiencial. Os participantes vão mergulhar em processos individuais e grupais que lhes permitam desenvolver o seu potencial criativo latente.

Instrutor: Diego Parra (Colômbia)
Coordenador da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos. Escritor, contador de histórias desde 1992 e consultor de empresas. Fundador da Producto Interno Bruto Producciones e da Katharsis, empresa de consultoria em criatividade e inovação com sede em Bogotá – Colômbia.


5- OFICINA: “Espaços de Contos”
Ementa: O mundo está cheio de contos. Só temos que andar com os olhos abertos pela casa, pela rua, pelo campo, e os contos surgirão. Por que aquela velha poltrona tem o tecido rasgado? Como o fóssil de uma rosa está incrustado nessa parede? A oficina vai refinar nossos sentidos para as histórias que nos cercam. Vamos encontrá-las e contá-las.

Instrutor: Martin Ellrodt (Alemanha)
Coordenador da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos. Trabalhou vários anos como ator e com teatro de marionetes antes de descobrir, em 1991, a narração cênica como a sua verdadeira vocação. Administra o portal www.erzaehlen.de, que é uma plataforma de comunicação para os narradores de língua alemã.


Para inscrever-se, entre em contato com o Instituto Cultural Aletria, por telefone (31) 3296-79-03, durante horário comercial, ou por e-mail aletria@aletria.com.br, informado qual são as oficinas que você deseja participar, seu nome completo, telefone de contato e e-mail.

Fonte: www.aletria.com.br

Um comentário:

Cíntia Moreira disse...

Querida Carmélia, infelizmente não poderei a Ouro Preto, porque tenho compromissos por aqui, mas espero ver muitas fotos em seu blog depois.
bjs